Visão de um estudante de licenciatura em matemática acerca do processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual

  • Matheus Souza Bernardes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Erico Kemper Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Jaqueline Molon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Daniela Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Inclusão, Deficiência intelectual, Formação inicial do professor

Resumo

O presente trabalho faz parte do projeto de Ensino Apoio Pedagógico Individualizado em desenvolvimento no IFRS – Campus Canoas, e tem por objetivo apresentar as reflexões construídas por um licenciando em matemática (bolsista do projeto) a respeito dos desafios e da vivência do processo de inclusão. O projeto foi criado para proporcionar apoio pedagógico referente às disciplinas de matemática, química e física, a um estudante com deficiência intelectual matriculado no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Assim, os professores das disciplinas envolvidas orientam o bolsista na realização de atividades que compreendem o acompanhamento do estudante durante as aulas; monitoria e apoio pedagógico individual extraclasse para cada disciplina e elaboração de materiais didáticos adaptados conforme a necessidade do aluno. O bolsista tem a oportunidade de experimentar o processo de inclusão na prática, ao mesmo tempo em que busca, na teoria, elementos para contribuir na elaboração de estratégias para atender às especificidades do estudante. Desse modo, a interação entre o bolsista e o estudante com deficiência intelectual, e os estudos realizados até o momento, permitiram a construção de conhecimentos a cerca dos processos de ensino e de aprendizagem bem como dos desafios da inclusão. Como parte dos resultados obtidos até o momento, destaca-se que a inclusão do aluno com deficiência na escola regular tem sido um grande desafio, pois demanda da instituição de ensino a organização de situações que oportunizem formação continuada para os profissionais da escola, realizando a integração entre pais, alunos, comunidade e escola, com o objetivo de garantir o respeito às diferenças e igualdade de oportunidades. A educação inclusiva é uma educação para a diversidade e o exercício do papel da escola precisa considerar diferenças e valorizar as potencialidades dos alunos revendo seu currículo e suas práticas pedagógicas, entendendo e respeitando as dificuldades encontradas para que todos tenham a oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Outro aspecto que chama atenção é a forma como se dá a interação entre o estudante com deficiência e os demais colegas da turma em que ele estuda. Percebe-se a importância do acompanhamento da equipe de apoio que busca criar condições para refletir sobre suas atitudes e sobre como resolver conflitos que surgem no cotidiano. No que se refere à formação inicial do bolsista, a compreensão da diferença entre deficiência intelectual e deficiência mental permitiu que o licenciando voltasse sua atenção para o quanto o conhecimento a respeito do tema pode facilitar no processo de adaptação curricular em relação à deficiência específica do caso estudado neste projeto. Esses aspectos apontam ainda para a necessidade de um novo perfil de professor, que começa a se constituir ainda na formação inicial, através da pesquisa e da oportunidade de vivenciar a experiência da inclusão que, neste projeto, contribui de sobremaneira para o crescimento pessoal e acadêmico do bolsista, com a conscientização da importância do olhar o outro e buscar estratégias para seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Matheus Souza Bernardes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Canoas, 2015.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Política de Ações Afirmativas do IFRS, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. IFRS – Campus Canoas, 2015.

Publicado
2019-04-30
Seção
[Ensino] Resumos nível superior