Fatores associados à participação dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS Canoas nos projetos de ensino e extensão
Resumo
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF's) são instituições de ensino públicas que oferecem cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Técnico Subsequente, Programa de Jovens e Adultos (PROEJA), Ensino Superior e Pós-Graduação. A fim de melhorar cada vez mais a formação acadêmica dos estudantes, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), por meio de diferentes ações, como o desenvolvimento de projetos voltados ao ensino, a pesquisa e a extensão nas diversas áreas do conhecimento, busca atender o artigo nº 207 da Constituição Federal de 1988 que estabelece o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa surgiu a partir da experiência como bolsista em um projeto de extensão durante os anos de 2016 e 2017 que despertou o interesse desta pesquisadora em desenvolver o presente estudo. Nesse período, foi possível identificar públicos distintos durante as atividades organizadas, surgindo curiosidades referentes: aos participantes que demonstravam interesse; quais atividades proporcionar posteriormente e se estudantes de determinado curso eram mais frequentes do que outros. Sendo assim, este trabalho pretende identificar os fatores associados à participação dos estudantes do Ensino Médio Integrado nos projetos de ensino e extensão do IFRS Campus Canoas; descrever o perfil dos estudantes; identificar quais fatores excluem ou incluem os estudantes nas atividades; conhecer às atividades de maior interesse e sugerir formas de ampliar a participação nas ações. Refere-se a uma pesquisa de levantamento de dados (Survey), explicativa, de abordagem qualitativa e quantitativa. Para alcançar os objetivos propostos será aplicado um questionário semiestruturado para os estudantes dos dois últimos anos do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Canoas e será realizada uma entrevista coletiva de acordo com a disponibilidade dos estudantes que foram bolsistas ou voluntários nos projetos de ensino de 2015 a 2017 do IFRS Campus Canoas. Os dados que serão obtidos a partir desses instrumentos serão analisados visando atender os objetivos deste trabalho.