Atividade de leitura semanal: desenvolvendo o letramento dos alunos do Proeja
Resumo
Os alunos do Proeja – Campus Canoas apresentam diferentes graus de letramento. Ocorrem casos de analfabetismo funcional pelas mais diversas causas e, dentre elas, estão as trajetórias da vida dos estudantes – que, por vezes, tiveram pouco contato com livros. Além disso, a falta do incentivo à leitura, assim como a carência de exemplos de leitores são possíveis causas para as dificuldades dos alunos. A atividade de leitura semanal é realizada com os alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio – Modalidade Proeja e faz parte das ações do Projeto de Ensino ‘Alpes’, que tem como objetivo desenvolver o letramento dos alunos das três turmas do curso em questão. A atividade busca proporcionar espaço e tempo para a leitura orientada e a leitura prazerosa, bem como o envolvimento dos alunos com a leitura e a percepção do professor como um exemplo de leitor. O método utilizado consiste na reserva de um período semanal (50 min), dentro do horário regular do curso, para a realização de uma leitura conduzida pelo professor. Foi definido um calendário para as leituras, conforme a disponibilidade dos professores para participar da atividade. O calendário abrange, de forma alternada, todos os dias da semana e períodos de aula dos componentes curriculares. A forma de aplicação da atividade fica a critério do professor, podendo utilizar os mais diversos gêneros e formas (jornais, revistas, materiais impressos ou digitais, livros literários, textos técnicos, etc.), e é feita de forma convidativa, visando ao envolvimento dos estudantes. Os professores são avisados previamente sobre as datas e as leituras realizadas são registradas e arquivadas. Até o momento, foi realizado um total de 20 leituras, envolvendo os alunos das três turmas do Proeja do Campus Canoas. Ainda, antes do encerramento do ano letivo, está prevista a realização de mais 14 leituras para cada uma das três turmas.