Projeto LEMA ampliando ações: a influência do espaço na criação de um centro de referência

  • Rafael Dutra Ferrugem Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Ana Rebecca Nogueira Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Núbia Lúcia Cardoso Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Laboratório de educação matemática, Ambiente de ensino e aprendizagem, Recursos didáticos

Resumo

O laboratório desempenha um papel insubstituível no processo de ensino e aprendizagem de matemática, sendo indispensável para o sucesso de um curso responsável pela formação de professores desta área. Um espaço especialmente dedicado à construção, difusão e organização de recursos e saberes matemáticos era o que faltava no IFRS - Campus Canoas. Assim sendo, surgiu em 2016, o projeto Laboratório de Educação Matemática - LEMA para dar origem ao laboratório, de mesmo nome, e atender a essa demanda percebida por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Matemática desta instituição. Através do projeto, os materiais doados e adquiridos pelo curso foram organizados para transformar um local já existente no IF em um espaço voltado para os alunos e os professores do curso. Em acordo com a obra “O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores”, de Sérgio Lorenzato, o laboratório tornou-se um local de referência para estudos, desenvolvimento de projetos, planejamento de aulas por parte de professores e alunos, criação e desenvolvimento de atividades, entre outras ações acadêmicas, diferenciando-se daquela concepção original de ser apenas o local para guardar materiais. No ano de 2017, o projeto ampliou suas atividades, dando atenção à elaboração de propostas didáticas para o ensino de matemática com o uso de materiais do laboratório  e buscando respostas e novas ações que atendam às novas demandas. Assim sendo, o LEMA passou a acolher de forma mais significativa tanto os alunos quanto os projetos que ocorriam no campus, tendo aumentado em mais de duas vezes a quantidade de pessoas que frequentam o laboratório, bem como o crescimento em mais de 23 vezes no número de materiais retirados em nosso acervo. Dessa forma, o laboratório tornou-se mais do que um espaço para estudar ou para retirar materiais: um centro de referência para o aluno do curso de Licenciatura em Matemática do campus. O que pode ser feito para melhorar essa referência? Essa é a questão que mantém o projeto de ensino LEMA em constante busca, visando a fornecer o suporte necessário para a formação de professores do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Canoas, na busca por contribuir com a melhoria na qualidade do ensino de matemática.

Biografia do Autor

Rafael Dutra Ferrugem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Estudante de licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Canoas. Ensino Médio concluído no Colégio ULBRA São João. Ex-bolsista de Iniciação Científica Júnior pela FAPERGS durante o período 2014-2015, atuando no projeto de nanocatalisadores para células a combustível, relacionado a área de eletroquímica no Laboratório de Estudos Eletroquímicos, no Centro de Microscopia Eletrônica e Microanálise da Universidade Luterana do Brasil. Desde o ano de 2017, vem trabalhando como bolsista no Projeto de Ensino LEMA - Laboratório de Educação Matemática, também no IFRS - Canoas.
Núbia Lúcia Cardoso Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Canoas. Possui mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou duas pós-graduações em nível de especialização: uma em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande e outra em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduou-se no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Rio Grande. Atualmente atuando nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e no Curso de Licenciatura em Matemática e coordenando o Projeto de Ensino LEMA - Laboratório de Educação de Matemática.

Referências

LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas. Autores Associados. 3 ed. 2012.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas. Autores Associados. 3 ed. 2010.

SILVA, Americo Junior Nunes da; SOUZA, Ilvanete dos Santos de. A formação do Professor de Matemática em Questão: Reflexões para um Ensino com Significado. Jundiaí, Paco Editorial: 2014.

Publicado
2019-04-30
Seção
[Ensino] Resumos nível superior