Projeto LEMA ampliando ações: da organização de um ambiente adequado à parceria com a extensão
Resumo
O projeto de ensino LEMA – Laboratório de Educação Matemática começou em 2016 e teve como objetivo inicial disponibilizar um ambiente para a comunidade acadêmica do IFRS Campus Canoas, em especial aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Originou-se da necessidade de um espaço como este para dar suporte às disciplinas da área de ensino de matemática, de forma que estudantes e professores tivessem acesso a diversos recursos didáticos que os auxiliassem na construção dos saberes necessários ao exercício da profissão docente na área. Para isso, a visibilidade e o acesso a todo o material disponível no LEMA é fundamental. É através desse projeto que, continuamente, os recursos são catalogados em um sistema de empréstimo de materiais e os usuários são cadastrados, permitindo o controle da retirada e devolução de todo o acervo disponível. Além da manutenção do espaço destinado ao laboratório e do controle da entrada e saída de materiais para uso acadêmico dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, o projeto possibilita o acesso dos discentes fora dos horários de aula para a realização de trabalhos acadêmicos e outras pesquisas e a criação e divulgação de propostas didáticas com os materiais disponíveis no laboratório. Além disso, dá suporte a atividades oriundas de projetos de ensino e de extensão, favorecendo o desenvolvimento de minicursos, oficinas, reuniões, orientações de bolsistas. Outra importante ação realizada pelos bolsistas do projeto de ensino LEMA, juntamente com os bolsistas do projeto de extensão LEMA Móvel, é o desenvolvimento de propostas didáticas para levar até às escolas do município de Canoas através de oficinas, proporcionando a integração entre o IFRS Campus Canoas e as escolas de ensino básico deste município. Dessa forma, com ações voltadas para dar suporte à formação inicial do professor de matemática, é esperado que o projeto contribua para a melhoria da qualidade do ensino de matemática.