Documentário “o grande legado” associado ao cumprimento da lei 10.639
Resumo
A produção do documentário “O Grande Legado” teve por objetivo gerar um material didático para o cumprimento da Lei 10.639/2003 nas universidades e escolas de ensino médio brasileiras, de acordo com as realidades vividas na diáspora africana. Aprovada pelo Congresso e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei prevê a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar. O filme resultou de uma pesquisa qualitativa de pós-doutorado no campo da Museologia Social, desenvolvida em 2015 por uma docente lotada no Centro de Artes da UFPel (Brasil) e membro do grupo de pesquisa CNPQ - Cosmologias, Lógicas de Ação e Manifestações Expressivas de Grupos Afrodescendentes-UFPel. A investigação foi possível a partir da bolsa concedida pela CAPES e ocorreu na Universidade de Lisboa (Portugal). O documentário destaca e exemplifica a importância da diversidade étnica e das ações políticas no âmbito federal, as quais podem interferir na constituição do patrimônio histórico imaterial de um povo e contribuir para seu desenvolvimento com base no aproveitamento de recursos naturais e em intercâmbios culturais. Trata-se de um um material didático e midiático potente para o efetivação do cumprimento da Lei 10.639, mesmo não tendo sido produzido no Brasil. Os fenômenos sociais nele registrados em muito se assemelham a realidade social e política brasileira, facilitando desta forma, a geração de inúmeras discussões e a busca de soluções para alcançar a sustentabilidade social. O objeto de estudo foi o patrimônio cultural e a sustentabilidade como construção identitária e social a partir da globalização, destacando migrações africanas para Portugal que ocorreram a partir de meados do século XX - ao final da colonização portuguesa naquele continente - e as que ocorrem nos tempos atuais a partir da participação do país na União Européia. Os dois fatos fizeram com que muitos africanos migrassem para Portugal e não mais retornassem para seus países de origem. O documentário foi produzido no município português de Setúbal, sendo os personagens principais moradores portugueses, cabo verdianos, angolanos, ciganos e brasileiros que contam sua história e a forma como preservam e repassam seus valores culturais para seus descendentes. Boa parte da gravação ocorreu no bairro local Bela Vista. Traçando um paralelo com o Brasil, buscou-se verificar se as ações políticas regionais, nacionais e internacionais tiveram alguma interferência na mudança dos modos de vida daquelas pessoas. Assim, após a conclusão do filme, definiu-se como metodologia de utilização deste material didático apresentá-lo nas escolas públicas do Rio Grande do Sul a fim de ampliar os conhecimentos em sociologia e antropologia comprovando, ainda mais, a necessidade do cumprimento da Lei nº 10.639 nas instituições educacionais, para que se alcance o desenvolvimento sustentável no que tange ao enfrentamento ao racismo e ao conhecimento dos bens patrimoniais imateriais de origem africana. Esta iniciativa, além de permitir o conhecimento de particularidades locais e regionais, possibilitou a investigação sobre saberes e fazeres de diferentes grupos étnicos vivendo em um mesmo espaço geográfico.
Referências
Abreu, L. Setúbal, o Sal e o Além (sécs. XVI-XVIII). In: Seminário Internacional sobre o sal português. Instituto de História Moderna da Universidade do Porto, 2005, p. 329-337 Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/7987.pdf. Acesso em Outubro 2015
Field, S. (2001). Manual do Roteiro: Os Fundamentos do Texto Cinematográfico. Ed. Objetiva, Rio de Janeiro.
Pinho, J.; Silva, C. da; Gonçalves, F.; Marques, L. P.; Alho, A. A. (1992). Entre Urzes e Camarinhas – As Festas da Arrábida e de Tróia. 152, [14] p.: il. Color. Famingo Rosa.
Rebelo, J. (2000). Migrações E Minorias Étnicas Na Península De Setúbal Entre 1981 E 1998: Os Contributos E Os Problemas Para О Desenvolvimento Regional. Acedido em: (HTTP://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/7047.pdf)
Soares, Sérgio José Puccini. Documentário e Roteiro de Cinema; da pré-produção à pósprodução. Campinas, SP: [s.n.], 2007. Orientador: Fernão Pessoa Ramos. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
Swain, Dwight V.. Film script writing, a pratical manual. New York: Hastings House Publishers, 1976, p.32, 44-45.
Varine, H. de (2013). As Raízes do Futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. 2. ed. Porto Alegre RS: Editora Medianiz Ltda., 2013. 256 p. (ISBN: 978-85-64713-03-1). Tradução Maria de Lourdes Parreiras Horta.