Projeto Alpes no Proeja

acesso a livros de literatura e vivências de leitura

  • Luís Felipe Pereira Auth Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Cládis Radavelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Pedro William Maciel da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Alcidino Antunes Beck Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Fabiana Cardoso Fidelis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Educação de jovens adultos, leitura, literatura

Resumo

O Projeto Alpes: Atividades de Leitura e Práticas de Escrita visa a aperfeiçoar o letramento dos alunos do curso da modalidade Proeja do Campus Canoas. O letramento é um conceito que envolve a aquisição da leitura e escrita no contexto familiar, social e escolar, ocorrendo desde a primeira infância até o final da vida. Em geral, houve pouco contato com livros e com a leitura e produção de textos durante a trajetória de vida desses alunos. O contexto familiar é fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado e para a realização de práticas cotidianas de leitura e escrita. Conforme o levantamento do Perfil dos alunos do IFRS - Campus Canoas, de 2017, menos de 20% dos pais dos alunos do Proeja completaram o ensino médio. Este é um indício de que, possivelmente, não havia um ambiente de leitura ao longo da realidade familiar dos alunos, já que no Brasil as práticas de leitura estão diretamente ligadas à escolarização. Sendo o ambiente familiar e escolar cruciais para a formação do leitor, é necessário que os professores do Proeja sejam exemplos concretos de leitores, enfatizando a importância da leitura e da escrita, e que o ambiente do curso oportunize a vivência com livros e com a leitura. O projeto organiza-se em torno de três ações que se complementam: a primeira envolve a implementação de estantes com livros nas salas de aula, chamadas de minibibliotecas. Tais estantes tornam mais fácil o acesso aos livros e, ao mesmo tempo, são uma forma de valorizar tanto o objeto livro como a leitura. A segunda envolve todos os professores do curso, que são convidados realizar leituras dirigidas com os alunos em aula. Nesta ação, é disponibilizado um período semanal, alternadamente entre os componentes curriculares, para que os professores organizem uma leitura com os alunos. A terceira ação envolve encontros semanais, no horário extracurricular, dedicados a atividades de interpretação de textos. As atividades são preparadas e conduzidas por uma estudante voluntária. As três ações contam com a participação ativa dos quatro bolsistas, três dos quais são alunos da modalidade Proeja. A participação de um bolsista do curso de ensino médio regular permite também a integração entre os alunos das duas modalidades. Os bolsistas são responsáveis por cadastrar e organizar os livros das minibibliotecas de sala de aula, organizar o calendário de leituras e auxiliar os professores, relembrando-os das datas e registrando as leituras. Além disso, leem os livros de literatura das minibibliotecas, ampliando seus interesses de leitura, e são responsáveis por estimular os colegas a realizar leituras, divulgando os livros das minibibliotecas e incentivando-os a participar das atividades extracurriculares. No ano de 2019, o projeto conta com uma minibiblioteca nas salas dos primeiros e segundo anos do curso, contendo em torno de 300 exemplares. Está sendo realizada uma campanha de arrecadação de mais livros literários por meio de sorteio de brindes, cuja participação ocorre por meio da doação de um livro de literatura em bom estado.

 

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível médio