Pibid: integrando ensino, pesquisa e extensão no IFRS

  • Luiza Machado Samurio deVargas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Mariana Lima Duro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas https://orcid.org/0000-0001-5492-4098
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Institucionalização, Pibid

Resumo

O Projeto de extensão “Pibid: integrando ensino, pesquisa e extensão no IFRS” está vinculado ao Programa institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), agregando 11 campi do IFRS. O projeto traz ênfase ao Pibid como uma possibilidade de interação entre os cursos de licenciatura do IFRS e as redes públicas de ensino, de modo a contribuir de forma significativa para a formação dos licenciandos. No atual contexto, a integração entre os cursos de licenciatura da instituição, distribuídos em diferentes municípios do estado do Rio Grande do Sul, vem acontecendo por meio de tecnologias, o que amplia o acesso em termos de público, mas que também desafia os licenciandos em termos de elaboração de materiais e da prática docente. Deste modo, busca-se manter o Pibid IFRS ativo e interativo por meio de canais online, entendendo como necessária sua institucionalização no âmbito do IFRS, superando barreiras geográficas. Considerando a relevância do Pibid para a formação de futuros professores, o projeto tem como propósito fortalecer o Pibid IFRS enquanto espaço de ensino, pesquisa e extensão, tendo como objetivo geral articular esses três pilares de forma interdisciplinar e intercampi, por meio das tecnologias. Acerca da metodologia do projeto, esta se dá pela ocorrência  concomitante das etapas do Pibid, a partir de grupos de trabalho que foram e serão formados ao longo do seu desenvolvimento. Após a divulgação do Projeto e seleção dos estudantes bolsistas do Pibid IFRS em todos campi, as atividades começarão a ser organizadas com os licenciandos, a equipe de professores colaboradores, e as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, por meio digital. Seguem as estapas do projeto: 1ª) elaboração e fortalecimento dos grupos de trabalho contendo docentes e discentes dos cursos de licenciatura do IFRS, participantes do Pibid IFRS, 2ª) formação e instrumentalização do bolsista para o uso de ferramentas digitais, 3ª) realização de encontros periódicos com as equipes de trabalho para o desenvolvimento das atividades, 4ª) manutenção e ampliação do repositório de materiais produzidos (criado em projeto anterior de mesmo nome - www.pibid.ifrs.edu.br), bem como nossas páginas em redes sociais, 5ª) promoção de espaços para a socialização das propostas e atividades e compartilhamento de aprendizagens entre os participantes do Pibid IFRS, bem como com a comunidade acadêmica, 6ª) sintetização em um e-book a ser publicado, tal como o já realizado no projeto anterior, dos resultados obtidos com as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas, de forma a contribuir com pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem viabilizados pelo Pibid IFRS aos seus participantes. A avaliação da efetividade do projeto é contínua e gradual e contará com a participação de todos os envolvidos, direta e indiretamente nesta proposta. Até o momento, a bolsista tem fomentado as redes sociais do Pibid, como o seu site oficial, instagram e facebook, finalizado as produções científicas do projeto anterior e preparado as possíveis atividades para o inicio do Pibid 2022, prevista para ocorrer em setembro de 2022.

Biografia do Autor

Mariana Lima Duro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Docente IFRS- Campus Canoas. 

Publicado
2022-11-14
Seção
[Comunicação] Ciências Humanas