A educação como processo de formação humana
Resumo
O projeto de pesquisa A educação como processo de formação humana busca tematizar a tradição literária em filosofia da educação para demonstrar que nela a educação é entendida como processo de formação humana. Partindo de referenciais teóricos, põe em discussão elementos da educação contemporânea, particularmente aqueles resultantes da transposição de fins extrínsecos a essa educação, os quais são geralmente de ordem utilitária e esvaziam sua potencialidade formativa. Desse modo, o objetivo geral é demonstrar que na tradição do pensamento ocidental a educação é entendida como processo de formação humana e que, as investidas recentes no sentido de restringir a escola e a universidade àquilo que é útil economicamente, representam a negação desse legado. De modo mais específico, em decorrência desse objetivo geral, pretendemos situar a questão da formação humana diante da educação profissional, defendendo a tese de que a educação possui um elemento mais universal do que a capacitação profissional; questões éticas, políticas e estéticas são entendidas como necessariamente inerentes ao ato de educar. Também buscamos analisar as implicações formativas (ou deformativas) da transposição de finalidades extrínsecas para a educação, como por exemplo, o tecnicismo, a militarização das escolas e a educação domiciliar (homeschooling). Para atingir tais objetivos a metodologia é qualitativa, utiliza procedimentos da fenomenologia para desenvolver uma hermenêutica crítica capaz de avançar na compreensão do problema de pesquisa. A pesquisa, portanto, é teórica, desenvolvida a partir de análise bibliográfica de literaturas das áreas de filosofia, filosofia da educação e educação. Os trabalhos de pesquisa estão em fase inicial e compreendem leituras sistemáticas, acompanhadas de reuniões semanais e escrita das reflexões delas resultantes. Por conseguinte, possuímos considerações parciais e, eventualmente, provisórias. Nosso estudo parte da revisão do modelo educativo dos gregos antigos, sua paideia, cujo fim era proporcionar o desenvolvimento humano em sua integralidade. A recepção de tal tradição nos inspira a criticar o caráter utilitário da educação escolar contemporânea e apontar a necessidade da reformulação das instituições de ensino no sentido de resgatar uma ideia-força criada pelos gregos antigos: o escolar como espaço-tempo público e democrático. O espaço-tempo escolar, não distorcido por interesses extrínsecos, é a possibilidade de uma experiência igualitária, condição para o desenvolvimento de uma formação integral, cujo fim é a liberdade humana.