#TEAR: um olhar sobre a trajetória do periódico científico do IFRS
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar à comunidade o periódico científico do IFRS, expondo a memória dos dez anos da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Lançada em 2012, a #Tear teve sua trajetória idealizada a partir do projeto Leitura em Rede: Gêneros Textuais, Mídias e Incentivo à Leitura, contemplado por meio do Edital PROPI 01/2011 (IFRS/FAPERGS), e se tornou pioneira na história do IFRS. Até junho de 2022, quando completou dez anos de trajetória, a #Tear contou com vinte edições, 409 trabalhos publicados e cerca de duas mil submissões recebidas, o que comprova a sua relevância no meio acadêmico. A revista possui periodicidade semestral e publicação digital, aceitando trabalhos originais e inéditos, que estejam em conformidade com a proposta do periódico. Além disso, contém as seguintes seções disponíveis para publicação: Dossiê, Seção Livre, Resenhas e Espaço Plural. A seção Dossiê é destinada à publicação de artigos científicos vinculados ao tema proposto em cada chamada. A seção Livre é destinada à publicação de artigos científicos vinculados à proposta da revista, mas que não se adequam ao tema proposto pelo Dossiê. A seção Resenhas é destinada à publicação de resenhas de livros da área de educação, ciência e tecnologia, que tenham sido lançados há, no máximo, dois anos. A seção Espaço Plural é destinada à publicação de relatos de experiências pedagógicas e produções acadêmicas de estudantes de diferentes níveis de ensino, desde que sob orientação de mestre ou doutor. Esta última é a única seção que não exige a titularidade mínima de especialista para publicação, podendo assim considerar a participação de estudantes do ensino médio, técnico e de graduação na submissão de trabalhos. Dessa forma, a #Tear, enquanto periódico científico do IFRS, tem fomentado a produção científica no meio acadêmico, bem como contribuído para a verticalização do ensino e da pesquisa dentro e fora da instituição.