#TEAR: um olhar sobre a trajetória do periódico científico do IFRS

  • Andrie Mariano de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas https://orcid.org/0000-0003-1145-3438
Palavras-chave: IFRS, Periódico, Educação

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar à comunidade o periódico científico do IFRS, expondo a memória dos dez anos da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Lançada em 2012, a #Tear teve sua trajetória idealizada a partir do projeto Leitura em Rede: Gêneros Textuais, Mídias e Incentivo à Leitura, contemplado por meio do Edital PROPI 01/2011 (IFRS/FAPERGS), e se tornou pioneira na história do IFRS. Até junho de 2022, quando completou dez anos de trajetória, a #Tear contou com vinte edições, 409 trabalhos publicados e cerca de duas mil submissões recebidas, o que comprova a sua relevância no meio acadêmico.  A revista possui periodicidade semestral e publicação digital, aceitando trabalhos originais e inéditos, que estejam em conformidade com a proposta do periódico. Além disso,  contém as seguintes seções disponíveis para publicação: Dossiê, Seção Livre, Resenhas e Espaço Plural. A seção Dossiê é destinada à publicação de artigos científicos vinculados ao tema proposto em cada chamada. A seção Livre é destinada à publicação de artigos científicos vinculados à proposta da revista, mas que não se adequam ao tema proposto pelo Dossiê. A seção Resenhas é destinada à publicação de resenhas de livros da área de educação, ciência e tecnologia, que tenham sido lançados há, no máximo, dois anos. A seção Espaço Plural é destinada à publicação de relatos de experiências pedagógicas e produções acadêmicas de estudantes de diferentes níveis de ensino, desde que sob orientação de mestre ou doutor. Esta última é a única seção que não exige a titularidade mínima de especialista para publicação, podendo assim considerar a participação de estudantes do ensino médio, técnico e de graduação na submissão de  trabalhos. Dessa forma, a #Tear, enquanto periódico científico do IFRS, tem fomentado a produção científica no meio acadêmico, bem como contribuído para a verticalização do ensino e da pesquisa dentro e fora da instituição.

Biografia do Autor

Andrie Mariano de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Possui graduação em ECONOMIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Cursando Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFRS Campus Canoas.

Cimara Valim de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Possui Pós-Doutorado pelo Kings Brazil Institute (Kings College London), Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Letras (UFRGS) e Graduação em Letras - Português, Inglês e respectivas literaturas - pelas Faculdades Porto Alegrenses (FAPA). Suas pesquisas são direcionadas à literatura brasileira contemporânea, com ênfase na representação de deslocamentos e processos transnacionais, estudos decoloniais, bem como na literatura brasileira em tradução para a língua inglesa e nas relação entre literatura e ensino.

Publicado
2022-11-14
Seção
[Exposição] Multidisciplinar