Visibilidade da literatura ficcional no PROEJA do IFRS Canoas
Resumo
O projeto de ensino “Ler: literatura, empatia e resistência" tem como objetivo promover o contato dos estudantes com leitores e com a literatura ficcional de forma ampla. Levando em conta que o desenvolvimento do interesse pela leitura, bem como o seu aprimoramento se dá no contexto escolar, o espaço de sala de aula é fundamental para apresentar exemplos concretos de leitores para os estudantes, enfatizando a importância da leitura e trazendo exemplos de convívio com livros. Para que a leitura ocorra na prática, são organizados encontros durante o horário de aula das turmas, nos quais os estudantes convidam pessoas da sua convivência para serem exemplos de leitores e lerem com eles. Os convidados podem ser familiares, amigos, colegas de profissão ou pessoas da comunidade dos estudantes. O leitor convidado conduz a leitura de um trecho ou obra completa, como no caso de crônicas, contos ou poemas, escolhendo o gênero e a forma de realizar a leitura. A obra escrita exige que o leitor crie o seu próprio ritmo, condicionado ao seu esforço para ler e interpretar o texto. Numa narrativa ficcional, o leitor precisa acompanhar o encadeamento dos eventos, imagens e sentidos explícitos e implícitos no texto, depreendidos e construídos pelo próprio leitor. Os estudantes e o leitor convidado desfrutam da oportunidade de debater e conversar sobre os textos lidos, compartilhando suas interpretações e envolvendo os leitores em formação a se envolverem mais com os textos. Uma leitura conduzida por um leitor experiente, que demonstra seu próprio encantamento com o enredo, personagens e formato da narrativa, pode levar o estudante a dar continuidade individualmente à leitura realizada durante o encontro. As leituras realizadas em aula com o apoio dos leitores convidados dão visibilidade à leitura de textos ficcionais, visto que previamente é feito um cartaz convite com a apresentação do leitor e, posteriormente, o registro da leitura realizada é divulgado no ambiente virtual de aprendizagem e em redes sociais. Este é mais um estímulo para que os estudantes continuem a ler as obras ficcionais em outros momentos que não o do ensino regular. Além disso, a prática de leitura efetiva e periódica em sala de aula amplia o repertório de leitura de textos e de autores que passam a ser conhecidos pelos estudantes.