Quando todos aprenderam e todos ensinaram. Experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia de covid-19
Resumo
Este projeto indissociável faz parte do Núcleo de Memória do IFRS, e visa coletar depoimentos sobre as experiências e aprendizados que a comunidade acadêmica do IFRS teve durante o período de pandemia do COVID-19. Com essa inesperada pandemia, em 2020, vimos a realidade das pessoas, das comunidades mudarem repentinamente e termos que nos adaptar a um “novo normal” de cuidados sanitários e de uma vida remota e isolada, o que gerou mudanças na educação e trabalho e no modo de viver, sentir, pensar e se relacionar das pessoas. Tendo essa nova realidade, o projeto objetiva recolher relatos com a finalidade de produzir documentos de pesquisas, através da transcrição desses relatos, que serão úteis, futuramente, para teses, trabalhos de conclusão de curso e até mesmo para outros projetos de pesquisa e extensão, também para promover a história oral e registros históricos deste período pandêmico (2020-2022), formar um acervo com a documentação dessas memórias para o NuMem/IFRS, entre outros. Sendo um projeto de extensão e pesquisa, a metodologia se fundamenta, em um primeiro momento, nas leituras sobre História Oral. Logo após na busca ativa de depoentes, como: corpo discente e docente da instituição, técnicos e equipe diretiva, através da seleção e sugestão dos participantes do projeto. É importante ressaltar que é elaborado um roteiro básico para as entrevistas, pois pressupõe-se que cada grupo de depoentes e pesquisadores têm suas especificidades, e até mesmo para entender se cada um dos depoentes, tanto estudantes quanto professores, foram acolhidos ou ignorados pela instituição onde estudam e trabalham. Até o presente momento, já foram realizadas, pelos participantes do projeto, algumas leituras e debate sobre História Oral. O ponto de partida inicial, para contextualizar, foi com a leitura de um texto sobre o próprio projeto, seguido de um artigo do Alessandro Portelli, “O que faz a história oral diferente”. Para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre o assunto do projeto, lemos ainda alguns capítulos do livro “História Oral: Possibilidades e Procedimentos”, da autora Sônia Maria de Freitas. Também já foi feita a busca e seleção dos depoentes para entrevista. Agora, estamos prestes a iniciar as entrevistas, de fato, começando pelos depoentes do corpo discente. O projeto ainda está com suas atividades em andamento, e seguindo o cronograma, durante este ano os próximos passos serão, dar continuidade nas entrevistas com o corpo docente, técnicos e equipe diretiva do IFRS - Campus Canoas. Finalizada essa etapa, faremos a transcrição dos depoimentos, para então produzir aqueles documentos de pesquisa, que ficarão disponíveis no acervo do NuMem/IFRS, para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, como objetiva o projeto.