CientIFicando: educando para a Ciência - Edição 2022

  • Lucas Rodrigues da Silveira Cecon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Carla Odete Balestro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Educação básica, Metodologia científica, Educar pela ciência

Resumo

A Lei N° 11.892/2008 criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) estabelecendo as seguintes finalidades e características, entre outras: “desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica” e “realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico”. Nesse contexto, este projeto visa promover a educação para a ciência através da reflexão do ensino a partir da prática da pesquisa científica. O Campus Canoas do IFRS tem organizado momentos de socialização dos saberes científicos trabalhados em seu espaço escolar. Essa preocupação com a produção e a disseminação da ciência materializou-se, desde 2013, na IFCITEC – Feira de Ciências e Inovação, que atrai dezenas de projetos desenvolvidos por jovens estudantes das redes pública e privada de Canoas e região. Ao longo das edições da IFCITEC, percebeu-se que muitos docentes buscavam aperfeiçoar seus métodos de ensino utilizando o princípio do “educar pela pesquisa” e, fazendo uso dos conhecimentos produzidos pelos professores e alunos do Campus Canoas, iniciou-se em 2017 o projeto cientIFicando (com outras denominações anteriormente) com o objetivo de organizar espaços para discussão, reflexão e divulgação da educação para a ciência promovida dentro do Campus Canoas - IFRS e em outras instituições educacionais, fomentando o desenvolvimento da ciência e da cultura junto a alunos da educação básica e educação profissional. São objetivos específicos: (a) organizar espaços em formas de seminários, minicursos e/ou oficinas que fomentem a discussão sobre as possibilidades e os desafios de realizar pesquisas com alunos da educação básica e/ou da educação profissional;  (b) promover a qualificação dos docentes e discentes no desenvolvimento de pesquisas científicas; (c) auxiliar no incentivo aos estudantes para o desenvolvimento de projetos como forma de promover a iniciativa, a criatividade e a inovação na resolução de problemas do meio social em que está inserido; (d) possibilitar aos estudantes e docentes a integração com outros sensíveis à temática da iniciação cientifica de forma a ampliar suas relações, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências e (e) incentivar a educação e a investigação científica em todas as áreas do conhecimento, com o intuito de desenvolver conhecimentos não contemplados pelos currículos tradicionais. No momento da submissão deste trabalho, o projeto já organizou três atividades para a comunidade interna e externa do Campus Canoas e, ao final de cada uma, promove a avaliação junto aos participantes.

Biografia do Autor

Lucas Rodrigues da Silveira Cecon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso tecnico integrado ao ensino médio de Administração de IFRS Campus Canoas. Bolsista do projeto de extenção cientificando.

Carla Odete Balestro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Dra. e Mestra em Educação pela UFRGS. Professora de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Canoas. Coordenador do projeto de extensão Cientificando.

Publicado
2022-11-14
Seção
[Exposição] Ciências Exatas e da Terra