CientIFicando: educando para a Ciência - Edição 2022
Resumo
A Lei N° 11.892/2008 criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) estabelecendo as seguintes finalidades e características, entre outras: “desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica” e “realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico”. Nesse contexto, este projeto visa promover a educação para a ciência através da reflexão do ensino a partir da prática da pesquisa científica. O Campus Canoas do IFRS tem organizado momentos de socialização dos saberes científicos trabalhados em seu espaço escolar. Essa preocupação com a produção e a disseminação da ciência materializou-se, desde 2013, na IFCITEC – Feira de Ciências e Inovação, que atrai dezenas de projetos desenvolvidos por jovens estudantes das redes pública e privada de Canoas e região. Ao longo das edições da IFCITEC, percebeu-se que muitos docentes buscavam aperfeiçoar seus métodos de ensino utilizando o princípio do “educar pela pesquisa” e, fazendo uso dos conhecimentos produzidos pelos professores e alunos do Campus Canoas, iniciou-se em 2017 o projeto cientIFicando (com outras denominações anteriormente) com o objetivo de organizar espaços para discussão, reflexão e divulgação da educação para a ciência promovida dentro do Campus Canoas - IFRS e em outras instituições educacionais, fomentando o desenvolvimento da ciência e da cultura junto a alunos da educação básica e educação profissional. São objetivos específicos: (a) organizar espaços em formas de seminários, minicursos e/ou oficinas que fomentem a discussão sobre as possibilidades e os desafios de realizar pesquisas com alunos da educação básica e/ou da educação profissional; (b) promover a qualificação dos docentes e discentes no desenvolvimento de pesquisas científicas; (c) auxiliar no incentivo aos estudantes para o desenvolvimento de projetos como forma de promover a iniciativa, a criatividade e a inovação na resolução de problemas do meio social em que está inserido; (d) possibilitar aos estudantes e docentes a integração com outros sensíveis à temática da iniciação cientifica de forma a ampliar suas relações, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências e (e) incentivar a educação e a investigação científica em todas as áreas do conhecimento, com o intuito de desenvolver conhecimentos não contemplados pelos currículos tradicionais. No momento da submissão deste trabalho, o projeto já organizou três atividades para a comunidade interna e externa do Campus Canoas e, ao final de cada uma, promove a avaliação junto aos participantes.