Literatura Afrocentrada e os perigos de uma história única

  • Gabriel Aimai Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Maria Luiza Souto Lara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cleusa Albilia de Almeida
Palavras-chave: Escritoras negras,, Esteriótipos, Epistemologia

Resumo

O IFRS campus Canoas - tem o projeto Literatura Afrocentrada como uma proposta de reflexão e ensinamento para os currículos. Surgiu com os objetivos de ampliar as discussões sobre a literatura afrocentrada na comunidade acadêmica e levar representatividade racial para os alunos da Instituição. A metologia do projeto visa debates com os alunos e com a comunidade externa, repensando temas como a luta antirracista, com o objetivo de integrar os alunos e docentes. Além disso, a ação divulga e discute as obras de autores(as) negros(as), sejam eles(as) brasileiros(as) ou estrangeiros, baseando-se na vida e obra presentes em seus textos. Sendo assim, a metodologia do projeto tem como foco maior o estudo dado às mulheres e escritoras negras, tais como Djamila Ribeiro, Angela Davis, Lélia Gonzalez, Conceição Evaristo e Sueli Carneiro, devido às pautas femininas e interseccionais de seus livros sobre literatura afro. De acordo com a palestra "O Perigo de uma História Única", de Chimamanda Ngozi Adichie, quando há uma única versão — uma única história — sobre algo, se torna inevitável cair em preconceitos e estereótipos acerca de uma cultura ou povo marginalizado. Para a Literatura Afrocentrada, ter essa noção se torna essencial, visto que desde a implementação do sistema colonial, obras intelectuais e literárias de povos negros são sistematicamente apagadas, levando a um desconhecimento geral acerca da riqueza existente em diversas etnias, povos e culturas afrocentradas. Nesse quesito, o estudo epistemológico em autores e vivências negras faz-se necessário e extremamente importante para reverter esse cenário de ofuscamento, trazendo a representatividade e protagonismo negro necessários ao combate de preconceitos e estereótipos. Além do embasamento teórico em autores(as) negros(as), um dos métodos utilizados são as postagens via Instagram, com informações sobre eventos que ocorrem no campus, livros com representatividade, dicas de autoras negras com relevância social, entre outras possibilidades de repercussão. Um website está sendo desenvolvido para intensificar essas divulgações. Os bolsistas do projeto têm acesso ao curso MOOC: A literatura como possibilidade de valorização e construção da identidade da menina negra, trazendo consequências favoráveis aos diálogos propostos. O efetivo projeto é uma oportunidade para mostrar a importância da cultura afrocentrada aos estudantes do campus e à comunidade externa, trazendo, assim, mais que uma única história acerca da literatura negra e feminina. 

Publicado
2022-11-14
Seção
[Exposição] Linguística, Letras e Artes