LOGIMIX: oficinas de robótica educativa na educação profissional
Resumo
A motivação desse projeto de ensino é a necessidade de pensar estratégias pedagógicas para reduzir a retenção nas disciplinas que abordam conceitos da Lógica de Programação (LP), tendo em vista que, nos cursos de tecnologias e outros que demandam programação, estas disciplinas são as responsáveis pela maioria das reprovações ou evasões. O objetivo deste projeto é organizar e ministrar um conjunto de oficinas de apoio a aprendizagem da LP a partir da utilização dos kits de robótica educativa (RE) LEGO Mindstorm EV3 a serem oferecidas aos discentes ingressantes dos cursos técnicos do IFRS - Campus Canoas que possuem a disciplina de LP como componente curricular. São objetivos específicos: (a) identificar as necessidades de aprendizagem dos conceitos de lógica de programação dos alunos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica; (b) identificar as necessidades dos docentes das disciplinas de LP para uma melhor aprendizagem dos alunos; (c) elaborar atividades de robótica educativa a serem ministradas em forma de oficinas ao público alvo; (d) documentar as etapas do processo de forma a construir sequências pedagógicas eficientes no ensino e aprendizagem de lógica de programação; e (e) avaliar se houve impacto resultante das oficinas na aprendizagem dos conceitos de LP junto ao público alvo. A proposta de realizar oficinas de RE para auxiliar no ensino e aprendizagem da LP advém da parceria com o projeto de pesquisa desenvolvido no IFRS - Campus Canoas que estuda e produz formas de melhorar o ensino e aprendizagem de LP junto aos discentes e docentes destas disciplinas – denominado TRILOGIC - Auxílio ao Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação – que já obteve resultados satisfatórios junto aos discentes que tiveram a oportunidade de utilizá-lo. Como metodologia, o projeto está organizado em partes distintas que compreender: estudo e apropriação dos conceitos abordados no projeto como lógica de programação, robótica educativa, etc; utilização dos kits de RE LEGO Mindstorm EV3 para ambientação; organização dos materiais e planejar as oficinas de robótica educacional; interação com os professores de LP para decidir o calendário das oficinas; planejamento das datas das oficinas a serem ministradas; divulgação e organização das inscrições para as oficinas; ministrar as oficinas de RE; registro das diferentes etapas do projeto; avaliação do projeto e identificação de acadêmicos em que o projeto possa ser socializado. Quando da submissão para esse evento, o projeto encontra-se na fase de divulgação e inscrição dos alunos no conjunto de oficinas oferecido. São esperados como resultados desse projeto a contribuição com a aprendizagem dos conceitos de LP indispensáveis para as formações na área de Tecnologia da Informação ou outras que demandem o estudo de LP.