WikiEscolas: mapeamento colaborativo de escolas públicas brasileiras

  • Inaê Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório
  • Bruna Flor da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Mapeamento Colaborativo, Software, Escola

Resumo

O programa WikiEscolas nasce de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha e Campus Osório, onde no presente instituto desenvolve-se o projeto de uma aplicação web. Através do mapeamento colaborativo, o programa possui como propósito gerar um maior vínculo entre as comunidades e os ambientes educacionais nela inseridos, por meio de uma plataforma no qual escolas nacionais de rede pública poderão realizar cadastros de eventos, notícias, projetos e todas informações significativas para comunicação com a comunidade. Tais escolas são demarcadas em um mapa completamente interativo, podendo viabilizar um maior senso de localização aos usuários que desejam buscar por localidades próximas de sua região ou nomes de instituições de ensino específicas. Implantado desde 2020, o desenvolvimento da aplicação já possui uma versão piloto em funcionamento, onde é possível cadastrar e demarcar escolas, bem como suas devidas divulgações. Desde então, são utilizadas as tecnologias de Javascript através de Node.js, engines EJS e o banco de dados não relacional MongoDB para o gerenciamento de dados e suas representações gráficas e, no que se refere ao mapa e suas interações, é utilizada a Interface de Programação de Aplicações Leaflet. Todo desenvolvimento e contato entre as instituições ocorre de forma remota, cujo grupo utiliza práticas de metodologia Scrum para um desenvolvimento incremental. Após o desenvolvimento completo da aplicação - no qual ainda carece do gerenciamento de opções de denúncias de cadastros falsos - oficinas serão realizadas para instruir o uso da plataforma ao corpo docente. Assim sendo, é de suma importância a existência de uma aplicação que centralize informações escolares, podendo resultar, assim, em uma maior aproximação da comunidade e seu âmbito escolar.

Publicado
2022-11-14
Seção
[Comunicação] Ciências Exatas e da Terra