Olimpíadas de Matemática: parceria IFRS e escolas
Resumo
O Projeto de Extensão intitulado “Projeto Olimpíadas de Matemática: Parceria IFRS e Escolas” foi criado no IFRS Campus Canoas no ano de 2018, voltado para a preparação de alunos do Ensino Fundamental das escolas da rede pública da cidade de Canoas para a participação em olimpíadas de Matemática, com destaque para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O projeto é focado principalmente na preparação dos alunos que passaram para a segunda fase da OBMEP, e tem por objetivo estimular o estudo da Matemática e preparar os estudantes das escolas da região para a olimpíada. Os encontros com os estudantes da comunidade serão semanais e têm duração média de 1 hora e 30 minutos, onde serão ensinados conceitos de Matemática do Ensino Básico e serão propostos, como exercício, problemas de edições anteriores de olimpíadas de Matemática. A divulgação do curso foi feita para todas escolas municipais e estaduais de Canoas participantes da OBMEP 2022 e muitas delas recomendaram que seus alunos classificados para a segunda fase da OBMEP participassem dos encontros de discussões. Até o momento o projeto consistiu de discussão e planejamento dos planos de aula para que em setembro se iniciem os encontros com a comunidade. Na edição de 2018, os estudantes participantes conquistaram 3 medalhas e 9 menções honrosas na OBMEP e o projeto certificou 30 alunos pela presença regular nos encontros.Na edição de 2019, cerca de 30 alunos do Ensino Fundamental e 20 alunos do Ensino Médio participaram. Dos participantes, um conquistou medalha de ouro, dois conquistaram medalhas de prata, três conquistaram bronze e quinze receberam menção honrosa. Nas edições de 2020 e 2021 por conta do ensino remoto provocado pela pandemia, não houve edições do projeto. Nesta edição se espera que mais alunos participem e por consequência faça com que a comunidade externa possa usufruir de um projeto que trata tanto da preparação para olimpíadas de matemática quanto para ensinar e tirar dúvidas que os alunos participantes possam ter. Para o bolsista, o objetivo é trabalhar estratégias para produzir aulas com questões mais desafiadoras para seus alunos, trazendo aspectos positivos para um futuro docente que além de sua graduação já terá sua prática diferenciada com a comunidade foco que é a de alunos.