Vespas e anchovas no céu: uma trama queer constituída a partir de elementos narrativos e estéticos inscritos na animação Luca (2021)

  • Christian Rossi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Olívia Pereira Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Aline da Silveira Muniz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: sexualidade, estudos queer, etnografia de tela

Resumo

A partir de uma perspectiva dos estudos culturais pós-estruturalistas e dos estudos queer, esta pesquisa tem como objetivo analisar uma série de elementos narrativos e estéticos da animação Luca (2021), constituintes de sentidos próprios das múltiplas vivências de homens que se relacionam romanticamente e/ou sexualmente com outros homens. Por  integrar o projeto de pesquisa Estudos de Gênero e interseccionalidade: discursos, representação e identidades produzidas em artefatos culturais e midiáticos (IFRS), sua relevância tem relação com sua proposta de  “discutir e analisar como o gênero, articulado a outros marcadores, tais como raça, sexualidade, geração e classe, são roteirizados e tramados nos mais variados artefatos culturais e midiáticos”. Ademais, destaca-se também a relevância da repercussão ocorrida após a estreia de Luca (2021),  quando diversos meios de comunicação midiática publicaram artigos, notícias e reportagens acerca da narrativa “estranhamente gay”, anunciada como velada no, então, recém-lançado filme da Pixar. Neste sentido, importa, também  abordar e discutir  academicamente as questões que cercam, constituem, determinam e influenciam as vivências e as experiências de homens/masculinidades gays, bissexuais e pansexuais e suas relações homossexuais e homorrômanticas. Para produzir os dados da pesquisa,  inspirou-se em abordagens metodológicas que se inspiram na etnografia de tela, a partir de autoras como Rosângela Soares (2012), Patrícia Abel Balestrim (2012) e Olívia Pereira Tavares (2021). Tal procedimento de produção de dados e análise foi escolhido na maioria das pesquisas vinculadas ao projeto supracitado e por possibilitar pensar a construção de significados e sentidos em artefatos culturais, como filmes e outras produções audiovisuais. Com isso, busco, portanto, analisar de que forma as tramas codificadamente queer são desenvolvidas por meio de elementos narrativos e estéticos distintivos, mesmo quando não são canonicamente reconhecidas como uma narrativa queer. Além disso, espero propor reflexão acerca dos conceitos estudados, como a teoria queer, identidade e representação. Os resultados parciais desta pesquisa se tratam da análise realizada a partir das cenas desmembradas na etnografia de tela e estão em andamento. Entretanto, enquanto resultados esperados, espera-se contribuir para os estudos de gênero e sexualidade; apresentar, publicar e divulgar o estudos e, dessa forma, promover novos caminhos às reflexões da área.

Biografia do Autor

Christian Rossi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Aluno do 4º ano do Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio e Bolsista de Iniciação Científica (BICT - 16h) pelo Edital nº18/2023 - Seleção de Bolsistas de Iniciação Científica e/ou Inovação.

Olívia Pereira Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientadora. Coordenadora do projeto de pesquisa Estudos de Gênero e interseccionalidade: discursos, representação e identidades produzidas em artefatos culturais e midiáticos (IFRS). Técnica Administrativa em Educação - Assistente de Alunos no IFRS-Campus Canoas com carga horária de 40 horas semanais.

Aline da Silveira Muniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientadora. Colaboradora no projeto de pesquisa Estudos de Gênero e interseccionalidade: discursos, representação e identidades produzidas em artefatos culturais e midiáticos (IFRS). Assistente em Administração com carga horária de 40 horas semanais no IFRS Campus Canoas.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Ciências Humanas