Comunicação e divulgação da incubadora SocialTec

  • Rafaela Vidal Pinheiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Ana Clara Aparecida Alves de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Jaqueline Terezinha Martins Correa Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: incubadora, comunicação, fortalecimento

Resumo

O projeto de fortalecimento de ações da incubadora SocialTec tem o intuito de prestar apoio a empreendedores comprometidos com o desenvolvimento local, norteando seus planos de negócios iniciais. A comunicação e divulgação do projeto apresenta peças visuais por meio das redes sociais e impressas com a finalidade de propagar informações e auxiliar o maior número de pessoas interessadas no assunto, bem como consolidar o entendimento de que trata-se de um habitat de inovação do IFRS. Os projetos amparados pela Socialtec são selecionados via edital semestral. O objetivo é o fortalecimento de ações da incubadora SocialTec. Por meio da divulgação realizada pela bolsista, apresenta-se a importância institucional da SocialTec, como espaço de apoio para empreendimentos inovadores sociais e tecnológicos. A comunicação tem o compromisso de entregar um conteúdo de qualidade nos materiais produzidos, assim, consolidando o público e engajando novos seguidores. A metodologia de trabalho da SocialTec dá-se a partir de um processo seletivo para pré-incubação, divulgado a fim de alcançar o maior número de interessados, os selecionados serão acompanhados durante um semestre. O papel do bolsista é idealizar e preparar os materiais da divulgação e engajar nas plataformas utilizadas, auxiliando virtualmente possíveis dúvidas dos interessados em fazer parte desse processo. No trabalho de comunicação e divulgação, é recebida a demanda, ocorre o planejamento do material, a elaboração, o envio para a aprovação do orientador e, se aprovado, a postagem. O uso das redes sociais conta também com a análise de postagens de terceiros que contemplem o viés da SocialTec e que possam ser compartilhadas, gerando engajamento. Cabe à bolsista a participação em reuniões, palestras e oficinas que venham a agregar conhecimento aos participantes da incubadora. Como resultados parciais, a comunicação alcançou um aumento parcial de 87 seguidores no Instagram (de 169 para 256) em 4 meses. Houve um aumento na movimentação e engajamento do Instagram a partir do número de postagens e repostagens, sendo 28 posts e reels desde maio, contabilizando 7 materiais mensais e 1 ou 2 posts semanais. A partir da análise dos insights obtidos no perfil corporativo, nos últimos 2 meses (6 de julho a 4 de setembro) foram alcançadas 628 contas do instagram, sendo 157 seguidores do perfil e outros 471 não-seguidores. A fim de promover a SocialTec na própria instituição, foram elaborados cartazes, dispostos nos murais do Instituto com informações sobre o projeto e suas ações, boa parte dos alunos já declaram nas aulas que conhecem a Incubadora. Houve uma mudança na paleta de cores do perfil, sendo focada nas cores do logotipo, vermelho e verde. O trabalho foi feito nos materiais do perfil, a fim de trazer um equilíbrio estético e agradável aos seguidores pré-incubados. A bolsista atuou intensamente no planejamento e comunicação da III Jornada Integrada dos Cursos de Gestão, que ocorreu em junho de 2023, com apoio substancial da Incubadora. Os dois editais até agora lançados pela incubadora receberam candidaturas. Pode-se concluir que o trabalho realizado até esta data obteve êxito, com pontos de melhoria contínua sempre considerados. 

Biografia do Autor

Rafaela Vidal Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio pelo IFRS-Campus Canoas.  Bolsista no projeto da Incubadora Social e Tecnológica do Campus Canoas (SocialTec).

Ana Clara Aparecida Alves de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Administração pela UFRGS. Pós-doutorado em Administração pela PUCRS. Professora Visitante IFRS Campus Canoas - Área de Gestão. Atua principalmente com os temas de empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, tecnologia social e correlatos. É coordenadora da Incubadora Social e Tecnológica de Canoas (SocialTec).

Jaqueline Terezinha Martins Correa Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Engenharia de Produção pela UFRGS. Professora Efetiva no IFRS Campus Canoas - Área de Gestão.
Possui experiência profissional nas áreas de Qualidade, Logística, Gestão de Projetos e Telecomunicações. Atua principalmente nos seguintes temas: Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos, Qualidade, Logística, Logística Reversa e Gestão da Produção e correlatos. É coordenadora adjunta da Incubadora Social e Tecnológica de Canoas (SocialTec).

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Ciências Exatas e da Terra