Oficina de fotografia

  • Lívia Santos Faleiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Gustavo Neuberger Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: fotografia, arte, oficinas

Resumo

O projeto oficina de fotografia no campus Canoas teve início em 2014, seus objetivos são: promover espaços de integração e socialização para os estudantes, valorizar seus talentos artísticos, ensinar conceitos básicos de fotografia, desde conhecimentos técnicos, uso de equipamentos, uso de softwares de tratamento de fotos, até a perspectiva artística e, essencialmente, incentivar a arte no campus Canoas. Para a realização das oficinas são ofertadas até 20 vagas para alunos do campus interessados no assunto, que se reúnem semanalmente, por até duas horas com aulas divididas em duas partes, sendo a primeira parte a teórica que tem como objetivo ensinar o conceito a ser tratado na oficina da semana e tirarem dúvidas, e a parte prática que serve para os educandos colocarem suas habilidades e conhecimentos adquiridos, em execução. Os encontros durante as oficinas dão aos estudantes a oportunidade dos mesmos a se familiarizarem com a visão artística da fotografia, explorarem sua criatividade durante as partes práticas, além de aprenderem também como utilizar os equipamentos fotográficos e softwares de tratamento de imagens. Durante as primeiras sessões, os participantes foram apresentados aos conceitos básicos de fotografia, como enquadramento, iluminação e também aos gêneros dentro da fotografia. Uma série de atividades práticas foram realizadas, com o objetivo de permitir que os participantes colocassem em prática os conhecimentos adquiridos. Os alunos mostraram grande criatividade na escolha dos temas a serem fotografados, explorando lugares e objetos do seu cotidiano. Também foram incentivados a experimentar diferentes técnicas fotográficas, como a macro fotografia e a longa exposição, o que resultou em imagens interessantes e diferentes. Conforme as semanas se passaram desde o início da oficina, os iniciantes se sentiram cada vez mais confiantes e suas habilidades foram se aprimorando. A qualidade das fotografias mostrou progresso, com melhorias na escolha de ângulos, uso de profundidade de campo e na captura de momentos espontâneos. Em conclusão, as oficinas de fotografia são uma excelente oportunidade para os amantes dessa arte aprimorarem suas habilidades técnicas, desenvolverem sua criatividade e expandirem sua visão fotográfica. Essas oficinas proporcionam aos estudantes um ambiente propício para a troca de conhecimentos, aprendizado coletivo e a experimentação de diferentes técnicas e estilos fotográficos. Além disso, as oficinas de fotografia promovem a interação entre os participantes, permitindo que eles compartilhem suas experiências, ideias e sugestões de melhorias sobre o trabalho uns dos outros. As oficinas são importantes para incentivar a produção de imagens com propósito e significado. Ao explorarem temas específicos e abordarem conceitos artísticos e técnicos, os participantes são desafiados a pensar em suas fotografias de forma mais consciente, transmitindo mensagens e narrativas claras através de seus registros visuais. 

Biografia do Autor

Lívia Santos Faleiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto programa Oficina de Fotografia no Campus Canoas.

Gustavo Neuberger, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientador. Doutor em Microeletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do IFRS Campus Canoas. Coordenador do projeto Oficina de Fotografia no Campus Canoas.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes