III Ciclo de debates socioambientais do PET Conexões Gestão Ambiental: que Pampa é esse que eu percebo agora?

  • Igor Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre
  • Celson Roberto Canto Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre
Palavras-chave: evento, extensão universitária, pampa

Resumo

O grupo PET - Conexões Gestão Ambiental é um Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação, sediado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. Dentre suas propostas de extensão realizadas ao longo dos anos está o Ciclo de Debates Socioambientais, evento anual, atualmente em sua terceira edição, que aborda temas ambientais de relevância, no formato de mesa redonda com especialistas no assunto. No ano de 2023, com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, que ocorreu em 22 de maio, o Grupo resolveu valorizar e divulgar o bioma Pampa, tornando-o tema do III Ciclo, intitulado: “Que Pampa é esse que eu percebo agora?”. Biomas são áreas geograficamente delimitadas que possuem condições geológicas e climáticas semelhantes, apresentando uma biodiversidade única, identificadas regionalmente através da paisagem e vegetação nativa. O Brasil apresenta seis biomas continentais, sendo que o Pampa ocorre exclusivamente no Rio Grande do Sul, abrangendo 63% do território do Estado, além de partes do Uruguai e Argentina.  Este evento teve como objetivo fortalecer os laços do Grupo PET - Conexões Gestão Ambiental com a comunidade e estimular o pensamento crítico em relação às questões sobre nosso bioma. As discussões foram realizadas fazendo-se uso da modalidade à distância, por meio de 3 encontros no Youtube, no formato  de mesa redonda, com membros do Grupo e especialistas reconhecidos no assunto. Este encontros foram  realizados em 01, 06 e 14/06/23, com cada debate abordando um aspecto diferente relacionado ao tema do bioma Pampa, sendo eles: condições atuais e distribuição; a biodiversidade esquecida e restauração e conservação. O registro desses encontros está  disponibilizado no canal do Grupo PET no youtube e somam, até o momento, aproximadamente 1000 visualizações. Além do aprendizado sobre o tema que os participantes do evento alcançaram, o registro do evento pode ser utilizado, posteriormente, para subsidiar pesquisas e aulas que abordem a temática, de modo a gerar uma indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Com base no feedback fornecido pelos participantes, constatou-se que o evento cumpriu todos os seus objetivos, gerando uma ótima expectativa para o IVº Ciclo de Debates Socioambientais, que já está sendo planejado para o primeiro semestre do ano de 2024.

Biografia do Autor

Igor Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET - CONEXÕES GESTÃO AMBIENTAL). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Estudante de licenciatura. Formado no Curso Superior de Logística pelo IFRS no ano de 2022, formado Técnico em Administração Geral pelo IFRS em 2016.

Celson Roberto Canto Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É professor da Área de Ciências Ambientais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Tem experiência na área da Conservação da Biodiversidade, atuando nos seguintes temas: gestão do uso público em unidades de conservação, monitoramento de impactos ambientais e educação ambiental.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar