Licenciandos em Matemática: primeiros passos na docência

  • Rafaela Gudaites Bento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Lucas Silveira Velnecker Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira
  • Cintia Regina Fick Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro - Canoas/RS
Palavras-chave: Pibid, formação docente, ensino e aprendizagem de matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por alunos da licenciatura em matemática, enquanto participantes do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID) do IFRS - Campus Canoas em parceria com a EMEF Irmão Pedro. Durante o projeto, os bolsistas atuaram em turmas de 8º e 9º ano, realizando reforços, oficinas e inserções em sala de aula, sendo os temas escolhidos conforme a demanda das turmas, mas com liberdade para inovar e testar diferentes métodos de ensino. A principal abordagem utilizada foi a mescla entre o uso de material interativo, teórico e jogos, com uso de tecnologias digitais, fazendo uma conexão entre a teoria e a prática, inseridas no cotidiano dos alunos do Ensino Fundamental, de tal forma, que os aproximasse da matemática, evidenciando que a mesma está mais próxima deles do que imaginam. Os alunos, em geral, demonstraram interesse pelas atividades diferenciadas, foram muito receptivos a essa abordagem e relataram que sentiam falta de exercícios interativos no dia a dia, porém um desafio a ser superado é a inclusão daqueles mais tímidos, que se recusam a participar de atividades em grupo. Foi possível observar certa dificuldade dos alunos em relacionar o uso lúdico com a aplicação teórica da matemática, sendo que muito se deve pelo medo dos alunos em externar suas dúvidas e por terem conceitos básicos da matemática  que não foram  trabalhados durante o tempo da pandemia, onde a educação sofreu um grande impacto. No decorrer do programa, os bolsistas desenvolveram diversas habilidades, dentre elas, observar a necessidade coletiva e individual dos alunos, visando colaborar com o entendimento e desenvolvimento sobre o conteúdo abordado, resolução de conflitos, utilização de softwares de criação de jogos, confecção de material didático e a construção de planos de aulas. Como é um projeto que está em andamento, estamos evoluindo conforme vamos nos inserindo em diferentes práticas, além de  aprender com os coordenadores. Também, pode-se observar ao longo dessas práticas,que os alunos tendem a compreender melhor os conteúdos quando o conceito é construído em conjunto com a mediação do docente, ao invés de da apresentação da definição e exemplos, Por fim, ressalta-se  a importância de projetos como esse para a formação de novos professores, pois não existe nada que os prepare melhor do que o contato com a prática.

Biografia do Autor

Rafaela Gudaites Bento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática-Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Lucas Silveira Velnecker, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática-Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira

Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS), Licenciado em Matemática (PUCRS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Professor Orientador do PIBID no IFRS - Campus Canoas.

Cintia Regina Fick, Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro - Canoas/RS

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), Especialista em Educação Matemática (UFSM), Licenciada em Matemática (UFSM); Professora da Prefeitura Municipal de Canoas, Professora Supervisora do PIBID na EMEF Irmão Pedro - Canoas.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar